15 setembro, 2006

Agradecimento

A todos os que visitaram este blog, principalmente aos que comentaram os posts, o meu muito obrigado pelo interesse manifestado. Espero que tenha sido útil a quem o visitou.
A nossa festa acabou! Pró ano há mais... parabéns à organização de Magarelos. Agora esperamos por Lagares!

Um abraço especial para aqueles que estando no estrangeiro não puderam vir à festa!

11 setembro, 2006

Video Procissão 2006


Video filmado durante a procissão 2006.

Galeria de Fotos


Já está disponivel a galeria das fotos do dia principal da romaria de Nossa Srª da Pena em que o Andor é rei!

Para ver a galeria clicar » AQUI «

09 setembro, 2006

Esta tarde na Feira!!

















nossa senhora da pena nossa senhora da pena nossa senhora da pena nossa senhora da pena

Andores!?... e o resto?

Na noite de sexta-feira, depois da procissão de velas e dos ranchos a festa continua!!!

Mensagem Administração

A administração do blog queria aproveitar para agradecer a todos aqueles que têm apoiado o blog e demonstrado interesse pelo mesmo! Como este blog não pretende ser um projecto hermético, todos aqueles que acharem ter ideias ou material interessante que possa ser publicado, por favor entrem em contacto comigo ou enviem o material para: tcarquejo@gmail.com.
Obrigado
nossa senhora da pena nossa senhora da pena andor andores andores andores mouçós mouçós

Começou a FESTA!!!



Fotos tiradas esta noite! Depois da jantarada e da procissão de velas, o Festival de Ranchos! Muita gente... e isto ainda agora começou!

06 setembro, 2006

Andor da Senhora da Pena no Guiness - A maior festa da região atrai a Mouçós milhares de pessoas


Mouçós entra em festa no dia 8 de Setembro e termina a sua romaria no dia 11 do mesmo mês. Este ano a grandiosa festa em honra da Nossa Sr.ª da Pena prepara-se para marcar mais uma vez a diferença. Desta feita o objectivo da população de Mouçós, e mais concretamente da aldeia de Magarelos, é colocar a freguesia no “mapa” do Guiness.
O andor que transporta a padroeira da freguesia, Nossa Sr.ª da Pena, cujo tamanho atingirá os 22 metros de altura e o seu transporte ficará a cargo de, pelo menos, 60 homens, é o principal motivo para a tentativa de inscrever Mouçós no livro de recordes. Este ano a festa está orçada em 100 mil euros, 30 dos quais gastos com o referido andor.

MAGARELOS ORGANIZA A FESTA
Todos os anos, a organização da festa fica a cargo de uma das seguintes aldeias: Lagares, Sanguinhedo, Aboboleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Sequeiros, Cigarrosa, Pena de Amigo e Magarelos. Este ano a organização recai sobre a aldeia de Magarelos, onde a população não esconde o orgulho de estar a organizar esta festa.

Aqui, todos os anos, se deslocam milhares de pessoas vindas um pouco de todo o País, sendo por isso que, todos os anos, o recito onde decorre a grande parte da animação tem sofrido alguns melhoramentos.
Para levar a cabo a tentativa de entrar para o Guiness, a Comissão de Festas confiou a construção do grandioso andor, que transportará a padroeira Nossa Sr.ª da Pena, à pessoa de Jacinta Rodrigues, detentora da Firma de Ornamentação Rodrigues.

Para ficarmos a saber mais sobre este andor falámos com Jacinta Rodrigues, que disse que “neste momento está tudo a correr dentro da normalidade. É como todos os anos, temos de apertar as chuteiras e correr atrás da bola, para não chegar a hora da festa e não termos tudo pronto”.
Questionada se este será o maior desafio, a ornamentadora explicou que “é sem dúvida o maior desafio. Já ornamento esta festa há 41 anos, embora com algumas interrupções, por várias razões. Acho que tem de se ter muita coragem, muito amor à arte, porque sem isso seria impensável aceitar este desafio”.

Jacinta Rodrigues disse-nos ainda que “quem idealiza todo o andor sou eu, aceito algumas opiniões de quem trabalha comigo, entre os quais estão filhos e também vão começando a estar netos. E espero que sejam eles a continuar a minha arte”.

ANDOR COM 22 METROS
Sobre a construção do andor que atingirá mais de 20 metros de altura, Jacinta Rodrigues explicou que “a estrutura da base é essencial, tem de se fazer uma base enorme com muitas vigas de eucalipto bastante compridas pois o andor terá 12 metros de largura. Depois, esta madeira tem de ser bem amarrada, com todos os cuidados, para todas as eventualidades. Na parte superior, para depois se conseguir equilibrá-lo, devido à altura, teremos de colocar várias andadas de cordas e com isso consegue-se mantê-lo seguro”.

Confrontada sobre a eventualidade de poder o seu nome também ser inscrito no livro do Guiness, a ornamentadora Jacinta Rodrigues respondeu da seguinte forma: “não escondo que gostaria que isso acontece-se, pois creio que não virei fazer esta festa muitos mais anos, porque já tenho uma certa idade. Mas o mais importante é que ele entre para o Guiness e venham alguns dinheirinhos para a freguesia e depois aqui ser construído um pequeno armazém para que os andores sejam apreciados com calma e não apenas durante a procissão”.

Da Comissão de Festas, falámos com Paulo Costa, que em nome de toda a comissão não escondeu todo o orgulho que se sente ao pertencer à organização desta festa. “Este ano é a aldeia de Magarelos, aquela que está encarregue de organizar esta festa, o que é um orgulho, tal como para todas as restantes aldeias que se empenham em levar a cabo esta festa. Este ano, o nosso objectivo também passa pela divulgação. Quero com isto dizer que, perante a grandiosidade desta festa ela tem o direito a ser divulgada com mais vigor”.

Relativamente à acessibilidade ao local da romaria, Paulo Costa disse que têm sido “feitas algumas inovações em anos anteriores. Em relação ao ano passado estará tudo da mesma forma, os estacionamentos serão no meio da mata, arranjamos um campo de futebol através de uns amigos e também alugámos um parque, mas além disto nada temos, terão que estacionar onde poderem e conseguirem”.

Relativamente aos apoios para a organização da festa, este elemento da Comissão de Festas explicou que “toda a festa é feita à custa da Freguesia de Mouçós, das onze aldeias que fazem a festa. Tenho ainda de tirar o chapéu às aldeias que não fazem a festa mas que também contribuem em muito para que a festa se realize. Depois, temos os barraqueiros e patrocinadores que também ajudam mas está longe do gasto que temos com esta festa”.

Relativamente à ideia de entrar no Guiness, Paulo Costa disse: “Não gosto de comer o bolo sozinho, por isso eu digo que a ideia de tentar entrar para o Guiness surgiu por um amigo e a partir daí eu gostei e comuniquei aos restantes membros da Comissão de Festas e eles deram todo o apoio para que possamos ir para a frente com esta ideia”.

TREZE ANDORES
Como a Majestosa Procissão será constituída por 13 andores, ficará a cargo da Firma de Ornamentação Rodrigues construir sete andores, ficando os restantes cinco a cargo da Firma de Ornamentação Senra Senhora da Aparecida.

Joaquim Fernandes, responsável da Firma de Ornamentação Senra, disse que fica “sempre contente por construir andores, sejam os primeiros ou segundos, trabalho sempre com o mesmo empenho. Não escondo que gostaria de construir o maior, seria bom, mas fico contente por construir estes cinco, entre os quais um que medirá 18 metros, o que também é de grande responsabilidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de Mouçós, José Hermano Machado, não escondeu a alegria que reina em Mouçós. “Está o povo todo contente, apesar do nervosismo que antecede os dias da festa. Mas tudo isto é bom não só para freguesia mas também para o concelho de Vila Real, agora com a possibilidade de entrarmos para o livro do Guiness, ainda se sente mais a confiança no nosso valor e capacidade organizativa”, disse.
FC
(...)


DATAS TRÁGICAS

Neste ano completam-se 53 anos sobre o rebentamento do fogo de artifício o que ocasionou 11 mortos e dezenas de feridos. A Eucaristia de sábado às 9 horas é-lhes dedicada.
Passam também 11 anos sobre o acidente que provocou a queda e falecimento de Eduardo Redondo, marido da D. Jacinta Rodrigues, a armadora, que este ano se propõe também entrar no Guiness Book – O Livro dos Recordes.

Fonte: Semanário "Notícias de Vila Real"

05 setembro, 2006

Fotos de 2005


Preparando os andores para a procissão



Andor de Nossa Srª da Pena

Andor a "dançar"!

No final da procissão, os homens que transportam o gigantesco andor em ombros, ainda se sentem capazes de fazer dançar o andor, para satisfação de todos os presentes!
(filmado durante a procissão no ano 2005)

Localização

Para quem não sabe o caminho, aqui fica uma ajuda!

04 setembro, 2006

Video

Andor da Sra da Pena
[filmado no percurso da procissão 2005]

Sra da Pena na TV!!

Na próxima quinta-feira o programa da RTP Praça da Alegria vai estar na Sra da Pena! Não Percas e aparece!!

Candidatura ao Guiness

Procissão Senhora da Pena quer entrar no "Guiness"

A romaria de Nossa Senhora da Pena, em Vila Real, quer inscrever no livro do "Guiness" o recorde do andor mais alto em Setembro.


A romaria decorre entre dos dias 8 e 11 do próximo mês e o andor mede 22 metros e precisa de mais de 50 homens para o carregar.

Segundo revelou à agência Lusa Paulo Costa, da organização, será apresentada uma candidatura ao livro do "Guiness", para suplantar o recorde mais alto, que pertence a um andor com 14 metros.

No dia 10 de Setembro, às 17h30, são esperadas cerca de 30 mil pessoas vindas em excursões de todo o país e do estrangeiro para a procissão que dura cerca de uma hora.

A organização da festa é assumida de forma rotativa por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós, nomeadamente Lagares, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Sequeiros, Cigarrosa, Pena de Amigo e Magarelos, responsável pelo evento deste ano.

O evento representa um investimento de cerca de 100 mil euros, 30 mil dos quais gastos com os andores.

O programa inclui animação, este ano a cargo dos grupos Império Show e de Saúl, que actuam no dia 9 de Setembro, e da cantora Mónica Sintra, dia 10.

A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época.

A origem daquele santuário mariano, considerado um dos mais importantes da região, é descrita na lenda do grande rochedo - "Pena" - no qual terá aparecido a imagem de Nossa Senhora pedindo a construção de uma capela naquele local.


Fonte:Rádio Renascença

Haverá festa como esta?