11 setembro, 2007
Maior andor do país foi carregado por mais de 100 homens
Quando os mais de cem homens ergueram o andor da Senhora da Pena em ombros, os olhos das mais de 50 mil pessoas que rumaram à freguesia de Mouçós, em Vila Real, levantaram-se em direcção ao céu. Estava em pé o maior andor do país, com 22 metros de altura, 2,5 toneladas peso, 1200 metros de cetim e milhares de flores e espelhos. É considerada uma das maiores romarias do distrito, senão a maior, mas a avaliar pelos milhares de pessoas que estiveram no santuário da Senhora da Pena, bem podia ser considerada a maior da região. O planeamento começou meses antes, este ano a cargo da aldeia de Lagares, com o objectivo de superar a festa do último ano, meta que está invariavelmente associada à altura do andor que transporta a padroeira da freguesia. Cerca de 10 pessoas trabalharam dia e noite para enfeitar a estrutura de madeira de pinho, especialmente construída para a festa deste ano.
A romaria começou cedo, com milhares de pessoas a ocupar as matas em redor da capela que se transformaram em verdadeiros parques de estacionamento, onde chegavam a ser “vendidos” lugares a cinco euros. Mário Pereira veio de Viseu “numa excursão, de propósito para a ver o andor e a festa”. “Já é hábito vir todos os anos vir, até já temos amigos aqui e é sempre bom voltar a vê-los”, disse.
Maria de Lurdes Gomes conhece a romaria desde pequena. “Moro em Lisboa mas sou daqui e todos os anos faço férias em Setembro para poder vir à festa”, afirma. “Venho pela devoção, mas sei que hoje em dia a maioria das pessoas vem só pelo andor”, adiantou. José Santos trouxe a família toda, mulher e três filhos, para ver um andor “como não há outro”. “É uma maravilha”, disse, sem tirar os olhos do andor que se “erguia” à sua frente.
À hora da procissão, o número de pessoas tornou quase intransitável o recinto da festa. A fanfarra, que abria o cortejo, começou a organizar-se para poder iniciar o percurso de cerca de 800 metros, mas o aglomerado de pessoas era tal que impedia qualquer passo para que direcção fosse.
O andor estava visto, faltava agora vê-lo nos ombros dos homens que o iam transportar. “É um verdadeiro espectáculo pelas manobras que têm de se fazer, é necessária muita perícia”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Mouçós, Hermano Machado, lembrando que “é muito complicado” gerir os esforços de mais de uma centena de pessoas.
A fanfarra deu sinal para a procissão começar e a procissão começou a ganhar forma. Ao longo do percurso estavam pessoas sentadas há horas a guardar o lugar para ver passar os andores. “Ninguém me tira daqui”, garantiu uma senhora de 62 anos, que dizia que “a Senhora da Pena merece”. Ouviram-se palmas à passagem do andor que transportava a padroeira da freguesia e ao esforço estampado na cara dos homens que o carregavam em ombros.
Eram poucas as pessoas que não tinham os olhos colados no “majestoso” andor. Ao fim de 800 metros e mais de hora e meia de “muito esforço”, os homens saltaram com o andor em ombros e voltaram a ouvir-se palmas. O presidente da Comissão de Festas, António Teixeira, mostrava-se satisfeito. Apesar da parte superior do andor, uma cruz, ter caído com os saltos, foi peremptório ao afirmar que “correu tudo muito bem”.
António Teixeira acredita que tenham estado “para cima de 50 ou 60 mil pessoas na festa” que continuou noite dentro.
Fonte: Jornal "Notícias de Vila Real"
10 setembro, 2007
Mais um ano que passou!!
Parabéns a Lagares pela organização. Para o ano há mais, desta vez com a organização a ficar a cargo de Sanguinhedo (a minha terra).
Aproveito a ocasião para agradecer o apoio de todos aqueles que colocaram comentários no blog.
Espero que a informação disponibilizada tenha sido útil e do agrado de todos.
Continuo a trabalhar para colocar o mais rapidamente possível no ar os vídeos deste ano.
Obrigado,
Telmo Carquejo
08 setembro, 2007
02 setembro, 2007
Os andores começam a ganhar forma!
23 agosto, 2007
17 agosto, 2007
Habitantes da Aparecida e Mouçós querem entrar no Guinness
Guerra de andores agita paróquias do norte
A população da paróquia de Aparecida em Lousada quer ver o andor local no famoso livro do ‘Guinness Book of Records’, mas a concorrência de um andor de Vila Real (também fabricado em Lousada) está a gerar alguma polémica.
Aliás, o andor transmontano foi construído precisamente na mesma freguesia de Lousada onde os rumores dizem que este terá sido aumentado à última hora para passar a perna ao de Lousada, que anteontem à noite percorreu as ruas da localidade. Por aquilo que o CM conseguiu saber junto da orgulhosa população de Aparecida, o andor de Vila Real, que sai à rua no próximo dia 9 de Setembro, estaria previsto para 19,5 metros, mas a vontade de ultrapassar Lousada terá aumentado as dimensões iniciais.
Armando Coelho, o artista que durante os últimos meses conseguiu erguer o andor de Nossa Senhora da Aparecida, tentava guardar a sete chaves o segredo da altura e da decoração da obra de arte, até porque foram muitas as pessoas que mostravam interesse em saber quais eram as suas dimensões, depois de se ter tornado publica a vontade da candidatura ao Guinness.
“O pior foi mesmo esconder as medidas certas do andor da Senhora de Aparecida”, explicou Armando Coelho, adiantando que por ser muito famoso “o andor de Lousada suscita sempre muita curiosidade”.
Fonte: Correio da Manhã, 2007-08-16
Jornal Correio da Manhã
Mais de 80 homens querem carregar andor da Procissão da Senhora da Pena até ao Guinness
Fonte: Lusa | |||
| |||
|
13 agosto, 2007
Programa 2007
Sexta 7 de Setembro >
Noite
- Procissão de Velas
- Encontro com os Ranchos Folclóricos da Região
Sábado 8 de Setembro >
Manhã
- Feira de Gado Maronês
Tarde
- Encontro de Grupos de Bombos
- Corrida de Jericos
- Tradicional corrida de Cavalos a passo travado
Noite
- Banda RépliKa (Tomar)
- Actuação da famosa artista "Ana Malhoa"
- Sessão de Fogo Preso (Malheiro e Guedes)
Domingo 9 de Setembro >
Manhã
- Santa Missa
Tarde
- Actuação dos Ranchos e Bandas de Musica (Sanguinhedo e Mateus)
- Majestosa Procissão (este ano com o maior andor a atingir os 22 metros de altura!)
Noite
- Concerto pelas bandas de Música de Sanguinhedo - Mouçós e de Mateus - Vila Real
- Actuação do famoso grupo DIAPASÃO
- Espectáculo do artista JOSÉ MALHOA
- Grande Sessão de Fogo de Artifício
Segunda 10 de Setembro >
Tarde/Noite
- Actuação do grupo Dinis Rodrigues & Direitos Reservados
02 agosto, 2007
Programa 2007
Fique atento!
14 julho, 2007
Fotos impressas!
Aguarde!!