11 setembro, 2007

Maior andor do país foi carregado por mais de 100 homens

Fonte: Jornal "Notícias de Vila Real"

Quando os mais de cem homens ergueram o andor da Senhora da Pena em ombros, os olhos das mais de 50 mil pessoas que rumaram à freguesia de Mouçós, em Vila Real, levantaram-se em direcção ao céu. Estava em pé o maior andor do país, com 22 metros de altura, 2,5 toneladas peso, 1200 metros de cetim e milhares de flores e espelhos.
É considerada uma das maiores romarias do distrito, senão a maior, mas a avaliar pelos milhares de pessoas que estiveram no santuário da Senhora da Pena, bem podia ser considerada a maior da região. O planeamento começou meses antes, este ano a cargo da aldeia de Lagares, com o objectivo de superar a festa do último ano, meta que está invariavelmente associada à altura do andor que transporta a padroeira da freguesia. Cerca de 10 pessoas trabalharam dia e noite para enfeitar a estrutura de madeira de pinho, especialmente construída para a festa deste ano.

A romaria começou cedo, com milhares de pessoas a ocupar as matas em redor da capela que se transformaram em verdadeiros parques de estacionamento, onde chegavam a ser “vendidos” lugares a cinco euros. Mário Pereira veio de Viseu “numa excursão, de propósito para a ver o andor e a festa”. “Já é hábito vir todos os anos vir, até já temos amigos aqui e é sempre bom voltar a vê-los”, disse.

Maria de Lurdes Gomes conhece a romaria desde pequena. “Moro em Lisboa mas sou daqui e todos os anos faço férias em Setembro para poder vir à festa”, afirma. “Venho pela devoção, mas sei que hoje em dia a maioria das pessoas vem só pelo andor”, adiantou. José Santos trouxe a família toda, mulher e três filhos, para ver um andor “como não há outro”. “É uma maravilha”, disse, sem tirar os olhos do andor que se “erguia” à sua frente.

À hora da procissão, o número de pessoas tornou quase intransitável o recinto da festa. A fanfarra, que abria o cortejo, começou a organizar-se para poder iniciar o percurso de cerca de 800 metros, mas o aglomerado de pessoas era tal que impedia qualquer passo para que direcção fosse.

O andor estava visto, faltava agora vê-lo nos ombros dos homens que o iam transportar. “É um verdadeiro espectáculo pelas manobras que têm de se fazer, é necessária muita perícia”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Mouçós, Hermano Machado, lembrando que “é muito complicado” gerir os esforços de mais de uma centena de pessoas.

A fanfarra deu sinal para a procissão começar e a procissão começou a ganhar forma. Ao longo do percurso estavam pessoas sentadas há horas a guardar o lugar para ver passar os andores. “Ninguém me tira daqui”, garantiu uma senhora de 62 anos, que dizia que “a Senhora da Pena merece”. Ouviram-se palmas à passagem do andor que transportava a padroeira da freguesia e ao esforço estampado na cara dos homens que o carregavam em ombros.

Eram poucas as pessoas que não tinham os olhos colados no “majestoso” andor. Ao fim de 800 metros e mais de hora e meia de “muito esforço”, os homens saltaram com o andor em ombros e voltaram a ouvir-se palmas. O presidente da Comissão de Festas, António Teixeira, mostrava-se satisfeito. Apesar da parte superior do andor, uma cruz, ter caído com os saltos, foi peremptório ao afirmar que “correu tudo muito bem”.

António Teixeira acredita que tenham estado “para cima de 50 ou 60 mil pessoas na festa” que continuou noite dentro.

Fonte: Jornal "Notícias de Vila Real"

2 comentários:

Anónimo disse...

LINDISSIMA FESTA!!! Adorei...

..Paula de Pinhao-cel..

Anónimo disse...

Parabens ao teu blog esta exelente.