06 setembro, 2012

Srª da Pena 2012 na Imprensa [1]


Fonte: Café Portugal | terça-feira, 4 de Setembro de 2012



Vila Real - O longo trabalho de preparação para erguer um andor de 24 metros


O andor de Nossa Senhora da Pena, estrutura que se ergue a 24 metros de altura, representa um longo trabalho de preparação e de aplicação dos veludos, cetins, rendas ou brilhantes. A 9 de Setembro cumpre-se, uma vez mais, a tradição.

A procissão sai à rua no domingo, mas a romaria já começou na igreja, instalada na freguesia de Mouçós. Joaquim Fernandes, armador de Lousada, que há mais de 20 anos prepara os andores da Senhora da Pena, optou por montar o andor, separado em três grandes peças, no interior da capela, por onde já passam muitos curiosos que querem ver «o maior andor do mundo».

O armador trabalha com o resto da família: a mulher e os três filhos, e fazem algumas das maiores romarias do país. Por isso mesmo, para conseguirem responder a todos os pedidos, começam a preparar a Senhora da Pena praticamente com um ano de antecedência.

A estrutura de madeira do andor principal pertence à organização da festa, que é rotativa por 11 das 18 aldeias da freguesia de Mouçós e que, este ano, pertence a Varge. Depois cabe a Joaquim e familiares enfeitarem o andor.

«Desde que acabou a festa do ano passado que começámos a fazer novo pano, novos brilhantes, novos espelhos, que é para chegarmos cá e aplicarmos tudo no andor, que está só em madeira», afirmou o filho Gilberto Fernandes.

O jovem explicou que trabalham principalmente com cetins, veludos e arminhos, um material que tem de vir de França. Depois, o andor leva ainda vidros, rendas, franjas. «Este andor deve ter cerca de dois mil metros de tecido», salientou.

Gilberto praticamente cresceu entre os andores e é por isso um trabalho que garante que gosta de fazer. E depois, quando a Senhora da Pena é erguida em ombros pelos homens, o jovem não esconde as lágrimas da emoção.

Uma emoção partilhada pelo pai. «Às vezes, ponho-me a olhar para aquele trabalho todo e pensar: fui eu que fiz isto tudo? Até me custa a crer», afirmou Joaquim Fernandes.

O armador diz que este andor é o «maior, o mais largo» e que tenta «fazer mais bonito». Mas a procissão leva um total de 15 andores. O segundo mais alto vai ter 18 metros.

Carlos Morgado, da comissão de festas, garantiu que o andor principal vai atingir os 24 metros este ano. «Isto já é uma loucura, mas é a tradição. De aldeia para aldeia, cada uma quer fazer melhor», salientou.

Domingo, no dia da procissão, o andor é desmontado para ser retirado da igreja e montado de novo no exterior. As peças são levantadas com uma grua, encaixadas e depois serão precisos à volta de 130 homens para o erguer em ombros. «Pesa à volta de três mil e tal quilos», sublinhou Carlos Morgado.

  A procissão percorre uma distância de cerca de 610 metros e atrai milhares de pessoas. Carlos e Cecile Ferreira não podem ficar para a festa, mas fizeram questão de ver o «impressionante» andor antes de regressarem a França. «É muito grande», disse o emigrante.

Joaquim Fernandes «herdou» a romaria da Senhora da Pena do pai e do avô. O armador contou que os seus antecessores vinham de Lousada de comboio e depois, na Estação de Vila Real, carregavam os tecidos em burros para irem para a Senhora da Pena.

Actualmente, a profissão é mais fácil e vai dando para ir vivendo. Joaquim não se queixa e diz que, este ano, até teve mais festas para fazer.

Fonte: Café Portugal | terça-feira, 4 de Setembro de 2012

Sem comentários: