17 agosto, 2007

Habitantes da Aparecida e Mouçós querem entrar no Guinness

Fonte: Correio da Manhã, 2007-08-16

Guerra de andores agita paróquias do norte
A população da paróquia de Aparecida em Lousada quer ver o andor local no famoso livro do ‘Guinness Book of Records’, mas a concorrência de um andor de Vila Real (também fabricado em Lousada) está a gerar alguma polémica.

Com 20,26 metros, 1300 quilos e 80 festeiros para o transportar nos ombros, os paroquianos garantem que o andor de Nossa Senhora de Aparecida é o maior do Mundo, apesar de saberem que existe o andor de Nossa Senhora da Pena, Mouçós, no concelho de Vila Real, que pode fazer sombra, com os seus anunciados 22 metros.

Aliás, o andor transmontano foi construído precisamente na mesma freguesia de Lousada onde os rumores dizem que este terá sido aumentado à última hora para passar a perna ao de Lousada, que anteontem à noite percorreu as ruas da localidade. Por aquilo que o CM conseguiu saber junto da orgulhosa população de Aparecida, o andor de Vila Real, que sai à rua no próximo dia 9 de Setembro, estaria previsto para 19,5 metros, mas a vontade de ultrapassar Lousada terá aumentado as dimensões iniciais.

Armando Coelho, o artista que durante os últimos meses conseguiu erguer o andor de Nossa Senhora da Aparecida, tentava guardar a sete chaves o segredo da altura e da decoração da obra de arte, até porque foram muitas as pessoas que mostravam interesse em saber quais eram as suas dimensões, depois de se ter tornado publica a vontade da candidatura ao Guinness.

“O pior foi mesmo esconder as medidas certas do andor da Senhora de Aparecida”, explicou Armando Coelho, adiantando que por ser muito famoso “o andor de Lousada suscita sempre muita curiosidade”.
A.P.

Fonte: Correio da Manhã, 2007-08-16

Jornal Correio da Manhã

3 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos;

Como aparecidense apenas quero frisar que há um lapso nesta publicação, que é o termo "guerra" para nós é uma novidade.
Quando existui ou onde ela existe?
Se existe é concerteza na terra de mouçós.
Já agora quero também referir que nós aparecidenses não nos deixamos entrar em batalhas para triunfar servindo-nos de um simbolo que para nós significa louvor, enquanto para vocês significa arma de luta.
Caros amigos, o nosso andor é apenas o espelho da grandeza de nossa senhora aparecida, pois se podessemos mostrar a sua dimensão certamente não iriam 80 homens mas sim a freguesia toda, porque acreditamos que ela não tem medidas nossa senhora é enorme no seu amor.E é unicamente por esse motivo que pensamos em a publicar ao mundo através do seu simbolo. Bom, é tudo, espero que consiguam entender que não pretendemos competir com ninguem, até porque se quisessemos seria com o armador, pois é ele que transmite as nossas tradições para outras terras.

Telmo Carquejo disse...

Caro "Anónimo", primeiro que tudo agradeço a sua visita ao meu blog. Contudo, permita-me que o alerte para uma coisa: se ler bem a notícia reparará que o seu conteudo não é da nossa responsabilidade, já que se trata da transcrição de uma notícia do Jornal "Correio da Manhã", pelo que deverá remeter a sua indignação à redacção do dito jornal.
Por outro lado, se alguém em Mouçós quisesse "guerra" nunca chamaria um armador da vossa terra.
Saudações,
Telmo Carquejo

Anónimo disse...

peço imensa desculpa, o sr. tem toda a razão, omiti mal o meu comentário.
até compreendemos os media.
como o sr. deve saber, não existe guerra e é isso que desejamos declarar.
De quaquer forma admiro este blog, pelo que demonstra da sua terra, é ferrenho, digo eu.
Peço mais uma vez imensa desculpa pelo meu lapso e tal como srª aparecida todas as nossas santas mães do ceu são grandes.
saudações