17 agosto, 2007

Mais de 80 homens querem carregar andor da Procissão da Senhora da Pena até ao Guinness


Fonte: Lusa


16-08-2007 15:32:46 - Portugal - ( sociedade ) - Lusa

Vila Real, 16 Ago (Lusa) - Os mais de 80 homens que vão carregar um andor de 22 metros na tradicional romaria da Senhora da Pena, em Vila Real, em Setembro, esperam que os organizadores consigam colocar a festa nas páginas do Guinness.

Pelo segundo ano consecutivo a organização da festa vai tentar inscrever no "Guinness Book of Records" o recorde do andor mais alto no decorrer festa, que se realiza de 07 a 10 de Setembro, uma vez que a candidatura não foi oficializada no ano passado.

Segundo revelou à Lusa António Teixeira, da organização da festa, será apresentada uma candidatura ao livro do Guinness, com o andor que transporta a imagem da Senhora da Pena, com "22 metros de altura e cujo transporte, em ombros, mobiliza entre 80 a 100 homens".

No dia 09 de Setembro, às 17:00, são esperadas entre 15 a 20 mil pessoas vindas em excursões de todo o país e do estrangeiro para a procissão que dura cerca de uma hora.

A organização da festa é assumida de forma rotativa por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós (Magarelos, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Sequeiros, Cigarrosa, Pena de Amigo e Lagares), cabendo este ano a responsabilidade a Lagares..

A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época.

A origem daquele santuário mariano, considerado um dos mais importantes da região, é descrita na lenda do grande rochedo - "Pena" - no qual terá aparecido a imagem de Nossa Senhora pedindo a construção de uma capela naquele local.

Para entrar no Guinness, a Senhora da Pena terá de suplantar o andor da Nossa Senhora da Aparecida, em Lousada, que na terça-feira percorreu as ruas desta paróquia.

O padre José Augusto disse à Lusa que o andor da Senhora da Aparecida atingiu 10,26 metros de altura no chão.

"Levantado em ombros, chegou aos 21,86 metros", salientou o pároco.

Acrescentou que a candidatura ao Guinness foi oficializada a 18 de Julho.

Os dois andores foram montados por armadores de Lousada.

PLI.

Lusa/Fim

Sem comentários: